Santo do dia: Santo Antônio

Santo Antônio de Pádua nasceu em Lisboa, Portugal, a 15 de agosto de 1195 e tornou-se um religioso de São Francisco com o propósito de morrer mártir pregando a fé aos mouros…

Se pregar Jesus, ele derrete os corações duros; se O invocar, adoça as amargas tentações; se pensar nele, ilumina teu coração; se O lê, ele te sacia a mente”, recomendava Santo Antônio de Pádua. Conheça 10 dados curiosos de um dos santos mais queridos e populares entre os católicos.

1- Não se chamava Antônio, não nasceu em Pádua nem era italiano

Nasceu em Lisboa, em 1195. Chamava-se Fernando de Bulhões e Taveira de Azevedo. Aos 25 anos, adotou o nome de Antônio quando se tornou franciscano.

2- Foi agostiniano antes de ser franciscano

Aos 15 anos, ingressou nos Cônegos Regulares de Santo Agostinho. Dez anos depois, ingressou nos Frades Menores Franciscanos.

3- Poderia ser mártir

Decidiu ingressar nos Frades Menores para pregar aos sarracenos e estava disposto a morrer por amor a Cristo. Foi ao Marrocos, mas uma grave doença o obrigou a retornar.

4- Era um grande pregador

Tinha uma voz clara e forte, aparência imponente, memória prodigiosa e um profundo conhecimento, o espírito de profecia e um extraordinário dom de milagres.

5- Carrega o Menino Jesus em seus braços devido a uma aparição

Foi testemunha de uma aparição do Menino Jesus a quem segurou em seus braços.

6- Seu milagre mais famoso permitiu que um homem recuperasse um pé amputado

Em Pádua, um jovem chamado Leonardo, em uma crise de raiva, chutou a própria mãe. Arrependido, confessou sua falta a Santo Antônio, que lhe disse: “O pé daquele que chuta sua própria mãe merece ser cortado”. Leonardo correu para casa e cortou o pé. Ao saber disso, Santo Antônio tomou o membro amputado do jovem e milagrosamente o uniu ao corpo.

7- É conhecido como o santo mais milagroso

Sua fama de realizar atos prodigiosos nunca diminuiu e ainda hoje é reconhecido como o maior taumaturgo de todos os tempos.

8- É conhecido como “o santo de todo mundo”

Leão XII o chamou “o santo de todo mundo”, porque por todas as partes é possível encontrar sua imagem e devoção. É padroeiro dos pobres, dos viajantes, dos pedreiros, dos padeiros, entre outros.

9- Recorrem a ele para pedir um bom marido ou esposa

Por este motivo, algumas pessoas chegam a colocar sua imagem de cabeça para baixo, mas isso é uma superstição e uma prática não cristã.

10- Sua canonização foi a mais rápida da história

O Papa Gregório IX o canonizou menos de um ano depois de sua morte, em Pentecostes, no dia 30 de maio de 1232.


…A doença impediu que ele mantivesse esse projeto. Ele pregou ao povo e converteu muitos; pregou para os peixes e estes o escutaram. Ele ordenou que a mula de um herege adorasse a Sagrada Hóstia, o animal obedeceu, seu dono ficou confuso e converteu-se. Ele ressuscitou um morto para justificar seu próprio pai. Ele tinha grande devoção à Santíssima Virgem e a invocou em todas as suas tentações. Nosso Senhor o assistiu no momento de sua morte, que ocorreu no ano de 1231, no trigésimo sexto ano de sua idade.

ORAÇÃO:

Que a piedosa solenidade do vosso confessor Santo António espalhe a santa alegria na vossa Igreja, Senhor, para que ela receba incessantemente a ajuda das suas graças e possa um dia gozar das alegrias eternas. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.


Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.