Liturgia do dia: “Porei inimizade entre a tua descendência e a descendência da mulher” | 10º Domingo do Tempo Comum 🟢

Primeira Leitura: Leitura do Livro do Gênesis 3,9-15

Este segmento é um elemento fundamental da narrativa bíblica, marcando o episódio conhecido como a Queda do Homem. Descreve a ocasião em que Deus confronta Adão e Eva depois de consumirem o fruto proibido, resultando em sua expulsão do Jardim do Éden e na origem do pecado no mundo.

Essa passagem é fundamental para entender a narrativa da redenção humana e a necessidade da graça divina. Alguns interpretam a história de forma simbólica, como uma explicação para o despertar da consciência humana, enquanto outros veem como um relato literal dos eventos que levaram à necessidade do sacrifício redentor.

Este trecho da bíblia é uma passagem rica em significado teológico, oferecendo uma base para a compreensão do pecado original e da promessa de salvação através do Messias.

Porei inimizade entre a tua descendência e a descendência da mulher

Depois que o homem comeu da fruta da árvore, 9. o Senhor Deus chamou Adão, dizendo: “Onde estás?” 10. E ele respondeu: “Ouvi tua voz no jardim, e fiquei com medo, porque estava nu; e me escondi“. 11. Disse-lhe o Senhor Deus: “E quem te disse que estavas nu? Então comeste da árvore, de cujo fruto te proibi comer?” 12. Adão disse: “A mulher que tu me deste por companheira, foi ela que me deu do fruto da árvore, e eu comi“. 13. Disse o Senhor Deus à mulher: “Por que fizeste isso?” E a mulher respondeu: “A serpente enganou-me e eu comi“. 14. Então o Senhor Deus disse à serpente: “Porque fizeste isso, serás maldita entre todos os animais domésticos e todos os animais selvagens! Rastejarás sobre o ventre e comerás pó todos os dias da tua vida! 15. Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta te ferirá a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar“.

  • Palavra do Senhor
  • Graças a Deus

Salmo Responsorial – Sl 129(130),1-2.3-4ab.4c-6.7-8 (R. 7)

R: No Senhor toda graça e redenção!

— Das profundezas eu clamo a vós, Senhor, escutai a minha voz! Vossos ouvidos estejam bem atentos ao clamor da minha prece!

R: No Senhor toda graça e redenção!

— Se levardes em conta nossas faltas, quem haverá de subsistir? Mas em vós se encontra o perdão, eu vos temo e em vós espero.

R: No Senhor toda graça e redenção!

— No Senhor ponho a minha esperança, espero em sua palavra. A minh’alma espera no Senhor mais que o vigia pela aurora.

R: No Senhor toda graça e redenção!

— Espere Israel pelo Senhor, mais que o vigia pela aurora! Pois no Senhor se encontra toda graça e copiosa redenção. Ele vem libertar a Israel de toda a sua culpa.

R: No Senhor toda graça e redenção!


Segunda Leitura: Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios 4,13-18-5,1

Esta leitura é profundamente tocante e fala diretamente ao coração dos fiéis. Ela destila sabedoria sobre a importância da fé, a necessidade de perseverança diante das adversidades e a promessa de uma esperança que transcende o efêmero. Esses versículos nos lembram que, embora possamos enfrentar tribulações temporárias, temos a garantia de uma glória eterna que supera toda e qualquer dificuldade terrena. É um convite para fixarmos nossos olhos não no que é visto, mas no que é invisível, pois o que é visto é passageiro, enquanto o que é invisível é eterno.

Paulo usa essas palavras para encorajar os cristãos em Corinto a permanecerem firmes em meio a perseguições e dificuldades, lembrando-os da recompensa eterna que os aguarda. A mensagem central é que as tribulações do momento presente são insignificantes quando comparadas com a glória eterna que será revelada.

Essa passagem é um lembrete de que a vida cristã pode envolver sofrimento e adversidade, mas a fé em Cristo traz uma renovação diária e a promessa de uma realidade eterna além da morte física.

Nós também cremos e, por isso, falamos

Irmãos: 13. Sustentados pelo mesmo espírito de fé, conforme o que está escrito: “Eu creio e, por isso, falei”, nós também cremos e, por isso, falamos, 14. certos de que aquele que ressuscitou o Senhor Jesus nos ressuscitará também com Jesus e nos colocará ao seu lado, juntamente convosco. 15. E tudo isso é por causa de vós, para que a abundância da graça em um número maior de pessoas faça crescer a ação de graças para a glória de Deus.

16. Por isso, não desanimamos. Mesmo se o nosso homem exterior se vai arruinando, o nosso homem interior, pelo contrário, vai-se renovando, dia a dia. 17. Com efeito, o volume insignificante de uma tribulação momentânea acarreta para nós uma glória eterna e incomensurável. 18. E isso acontece, porque voltamos os nossos olhares para as coisas invisíveis e não para as coisas visíveis. Pois o que é visível é passageiro, mas o que é invisível é eterno. 5,1. De fato, sabemos que, se a tenda em que moramos neste mundo for destruída, Deus nos dá uma outra moradia no céu que não é obra de mãos humanas, mas que é eterna.

  • Palavra do Senhor
  • Graças a Deus

Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 3,20-35

Este Evangelho discute temas significativos como a identidade de Jesus, a natureza do pecado imperdoável e a verdadeira família de Cristo.

Esta passagem destaca que a verdadeira conexão com Jesus transcende os laços de sangue e é baseada na obediência à vontade de Deus. A rejeição de Jesus por parte das autoridades religiosas e o mal-entendido de Sua família terrena contrastam com a aceitação e compreensão de Sua nova família espiritual, que inclui todos aqueles que seguem Seus ensinamentos.

Portanto, Marcos 3,20-35 é uma passagem rica em ensinamentos sobre a missão de Jesus, a importância da fé e a definição de comunidade e pertencimento no Reino de Deus.

Satanás será destruído

Naquele tempo, 20. Jesus voltou para casa com os seus discípulos. E de novo se reuniu tanta gente que eles nem sequer podiam comer. 21. Quando souberam disso, os parentes de Jesus saíram para agarrá-lo, porque diziam que estava fora de si.

22. Os mestres da Lei, que tinham vindo de Jerusalém, diziam que ele estava possuído por Belzebu, e que pelo príncipe dos demônios ele expulsava os demônios. 23. Então Jesus os chamou e falou-lhes em parábolas: “Como é que Satanás pode expulsar a Satanás? 24. Se um reino se divide contra si mesmo, ele não poderá manter-se. 25. Se uma família se divide contra si mesma, ela não poderá manter-se. 26. Assim, se Satanás se levanta contra si mesmo e se divide, não poderá sobreviver, mas será destruído. 27. Ninguém pode entrar na casa de um homem forte para roubar seus bens, sem antes o amarrar. Só depois poderá saquear sua casa. 28. Em verdade vos digo: tudo será perdoado aos homens, tanto os pecados, como qualquer blasfêmia que tiverem dito. 29. Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo, nunca será perdoado, mas será culpado de um pecado eterno“. 30. Jesus falou isso, porque diziam: “Ele está possuído por um espírito mau“.

31. Nisso chegaram sua mãe e seus irmãos. Eles ficaram do lado de fora e mandaram chamá-lo. 32Havia uma multidão sentada ao redor dele. Então lhe disseram: “Tua mãe e teus irmãos estão lá fora à tua procura“. 33. Ele respondeu: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” 34. E olhando para os que estavam sentados ao seu redor, disse: “Aqui estão minha mãe e meus irmãos. 35. Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe“.

  • Palavra da Salvação
  • Glória a Vós Senhor

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.