Liturgia do dia: “Apascenta os meus cordeiros. Apascenta as minhas ovelhas” | 7ª Semana da Páscoa ⚪

O Rio Grande do Sul tem enfrentado tempos difíceis, com eventos devastadores que impactaram profundamente a vida de seus habitantes. As fortes chuvas causaram desmoronamentos e aluimentos de terra, resultando em perdas significativas para muitas famílias. Diante dessa situação, a comunidade se une em oração e solidariedade, buscando conforto e força para superar as adversidades. As orações se elevam pedindo que as chuvas cessem e que dias de sol permitam o escoamento das águas e o avanço dos trabalhos de resgate e reconstrução. Clama-se por ação rápida e eficiente das autoridades no socorro às vítimas e pela manifestação de solidariedade na forma de doações e apoio material. Que o conforto, a graça e a paz preencham os corações daqueles que enfrentam o luto e as perdas, e que a esperança de dias melhores se renove a cada gesto de compaixão e cada ato de ajuda mútua.🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏


Primeira Leitura: Leitura dos Atos dos Apóstolos 25,13b-21

Esta leitura descreve um episódio do julgamento de Paulo. O rei Agripa e Berenice visitam Festo em Cesareia, e Festo apresenta o caso de Paulo a eles. Paulo havia sido deixado como prisioneiro por Félix, e os líderes judeus em Jerusalém queriam que ele fosse condenado. Festo explica que, segundo a lei romana, um acusado deve ser confrontado com seus acusadores e ter a oportunidade de se defender. Quando Paulo é trazido perante eles, as acusações contra ele não são de crimes comuns, mas questões relacionadas à religião dos judeus e a respeito de Jesus, que Paulo afirma estar vivo. Incerto sobre como investigar essas questões religiosas, Festo pergunta a Paulo se ele gostaria de ser julgado em Jerusalém, mas Paulo apela para ser julgado pelo imperador. Assim, Festo decide mantê-lo preso até que possa enviá-lo a César.

A leitura destaca a complexidade do conflito entre as leis romanas e as crenças religiosas judaicas, bem como a firmeza de Paulo em sua fé e sua habilidade em navegar pelo sistema legal romano para garantir um julgamento justo.

Jesus que já morreu, mas que Paulo afirma estar vivo

Naqueles dias, 13b. o rei Agripa e Berenice chegaram a Cesaréia e foram cumprimentar Festo. 14. Como ficassem alguns dias aí, Festo expôs ao rei o caso de Paulo, dizendo: “Está aqui um homem que Félix deixou como prisioneiro. 15. Quando eu estive em Jerusalém, os sumos sacerdotes e os anciãos dos judeus apresentaram acusações contra ele e pediram-me que o condenasse. 16. Mas eu lhes respondi que os romanos não costumam entregar um homem antes que o acusado tenha sido confrontado com os acusadores e possa defender-se da acusação. 17. Eles vieram para cá e, no dia seguinte, sem demora, sentei-me no tribunal e mandei trazer o homem. 18. Seus acusadores compareceram diante dele, mas não trouxeram nenhuma acusação de crimes de que eu pudesse suspeitar. 19. Tinham somente certas questões sobre a sua própria religião e a respeito de um certo Jesus que já morreu, mas que Paulo afirma estar vivo. 20. Eu não sabia o que fazer para averiguar o assunto. Perguntei então a Paulo se ele preferia ir a Jerusalém, para ser julgado lá. 21. Mas Paulo fez uma apelação para que a sua causa fosse reservada ao juízo do Augusto Imperador. Então ordenei que ficasse preso até que eu pudesse enviá-lo a César”.

  • Palavra do Senhor
  • Graças a Deus

Salmo Responsorial – Sl 102(103),1-2.11-12.19-20ab (R. 19a)

R: O Senhor pôs o seu trono lá nos céus.

— Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e todo o meu ser, seu santo nome! Bendize, ó minha alma, ao Senhor, não te esqueças de nenhum de seus favores!

R: O Senhor pôs o seu trono lá nos céus.

— Quanto os céus por sobre a terra se elevam, tanto é grande o seu amor aos que o temem; quanto dista o nascente do poente, tanto afasta para longe nossos crimes.

R: O Senhor pôs o seu trono lá nos céus.

— O Senhor pôs o seu trono lá nos céus, e abrange o mundo inteiro seu reinado. Bendizei ao Senhor Deus, seus anjos todos, valorosos que cumpris as suas ordens.

R: O Senhor pôs o seu trono lá nos céus.


Evangelho de Jesus Cristo segundo João 21,15-19

Este Evangelho de João 21,15-19 é profundamente significativo dentro do contexto cristão, especialmente por se situar após a ressurreição de Jesus. Este episódio narra o momento em que Jesus, já ressuscitado, aparece aos seus discípulos e tem uma conversa reveladora com Pedro. Neste diálogo, Jesus questiona Pedro sobre seu amor por Ele, e por três vezes Pedro afirma seu amor. Como resposta, Jesus lhe confia a missão de “apascentar suas ovelhas“, simbolizando a responsabilidade de Pedro em guiar e cuidar dos seguidores de Cristo.

Este momento é crucial, pois representa a restauração de Pedro após sua negação anterior de Jesus durante a crucificação. A insistência de Jesus em perguntar “tu me amas?” e a subsequente afirmação de Pedro destacam a importância do amor e da confiança na relação entre Jesus e seus discípulos. Além disso, a passagem também sugere o futuro martírio de Pedro, indicando a profundidade do compromisso exigido dos seguidores de Jesus.

A passagem é rica em simbolismo e ensinamentos. O número três das perguntas pode remeter às três negações de Pedro, e o ato de apascentar as ovelhas é uma metáfora para a liderança espiritual e a dedicação ao serviço dos outros. Este texto é frequentemente interpretado como um chamado à liderança servidora, ao amor incondicional e à redenção após falhas pessoais.

A mensagem de João 21,15-19 ressoa com força na vida cristã, oferecendo esperança e propósito. Ela nos lembra que, apesar das falhas humanas, há sempre a possibilidade de restauração e de assumir um papel significativo na comunidade de fé. A passagem enfatiza a misericórdia e a confiança de Jesus em seus discípulos, mesmo diante de erros, e a importância de responder ao chamado de amor e serviço.

Essa passagem nos lembra da importância do amor, da restauração e da responsabilidade na vida cristã. Pedro, apesar de suas falhas, foi escolhido por Jesus para liderar e amar o rebanho. Da mesma forma, somos chamados a amar e servir com dedicação e fidelidade.

Apascenta os meus cordeiros. Apascenta as minhas ovelhas

Jesus manifestou-se aos seus discípulos 15. e, depois de comerem, perguntou a Simão Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?” Pedro respondeu: “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo”. Jesus disse: “Apascenta os meus cordeiros”.

16. E disse de novo a Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas?” Pedro disse: “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo”. Jesus disse-lhe: “Apascenta as minhas ovelhas”. 17. Pela terceira vez, perguntou a Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas?” Pedro ficou triste, porque Jesus perguntou três vezes se ele o amava. Respondeu: “Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo”. Jesus disse-lhe: “Apascenta as minhas ovelhas. 18. Em verdade, em verdade te digo: quando eras jovem, tu te cingias e ias para onde querias. Quando fores velho, estenderás as mãos e outro te cingirá e te levará para onde não queres ir”.

19. Jesus disse isso, significando com que morte Pedro iria glorificar a Deus. E acrescentou: “Segue-me”.

  • Palavra da Salvação
  • Glória a Vós Senhor

ORAÇÕES PARA O RIO GRANDE DO SUL 🙏


Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.