Liturgia do dia: “Misericórdia, ó Senhor, pois pecamos” | Quarta-feira de Cinzas 🟣

Primeira Leitura: Leitura da Profecia de Joel 2,12-18

Nessa leitura, o profeta Joel exorta o povo de Israel a voltar-se para Deus com todo o coração, com jejuns, lágrimas e gemidos, reconhecendo seus pecados e pedindo perdão. Ele também convoca uma assembleia solene, na qual todos devem participar, desde os anciãos até as crianças, e até mesmo os noivos e as noivas. Os sacerdotes devem interceder pelo povo, para que Deus não o entregue à humilhação diante das nações.

A leitura mostra que Deus é misericordioso e compassivo, que se arrepende de castigar e que pode abençoar o seu povo, se ele se converter sinceramente. Essa leitura também convida os fiéis a viverem a Quaresma como um tempo de renovação espiritual, de oração, de jejum e de caridade, preparando-se para a Páscoa do Senhor.

Rasgai o vosso coração e não as vossas vestes

12. “Agora, diz o Senhor, voltai para mim com todo o vosso coração, com jejuns, lágrimas e gemidos; 13. rasgai o coração, e não as vestes; e voltai para o Senhor, vosso Deus; ele é benigno e compassivo, paciente e cheio de misericórdia, inclinado a perdoar o castigo”.

14. Quem sabe, se ele se volta para vós e vos perdoa, e deixa atrás de si a bênção, oblação e libação para o Senhor, vosso Deus? 15. Tocai trombeta em Sião, prescrevei o jejum sagrado, convocai a assembleia; 16. congregai o povo, realizai cerimônias de culto, reuni anciãos, ajuntai crianças e lactentes; deixe o esposo seu aposento, e a esposa, seu leito.

17. Chorem, postos entre o vestíbulo e o altar, os ministros sagrados do Senhor, e digam: “Perdoa, Senhor, a teu povo, e não deixes que esta tua herança sofra infâmia e que as nações a dominem”. Por que se haveria de dizer entre os povos: “Onde está o Deus deles?” 18. Então o Senhor encheu-se de zelo por sua terra e perdoou ao seu povo.

  • Palavra do Senhor
  • Graças a Deus

Salmo Responsorial – Sl 50(51),3-4.5-6a.12-13.14.17 (R. cf. 3a)

R: Misericórdia, ó Senhor, pois pecamos.

— Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia! Na imensidão de vosso amor, purificai-me! Lavai-me todo inteiro do pecado e apagai completamente a minha culpa!

R: Misericórdia, ó Senhor, pois pecamos.

— Eu reconheço toda a minha iniquidade, o meu pecado está sempre à minha frente. Foi contra vós, só contra vós, que eu pequei, pratiquei o que é mau aos vossos olhos!

R: Misericórdia, ó Senhor, pois pecamos.

— Criai em mim um coração que seja puro, dai-me de novo um espírito decidido. Ó Senhor, não me afasteis de vossa face, nem retireis de mim o vosso Santo Espírito!

R: Misericórdia, ó Senhor, pois pecamos.

— Dai-me de novo a alegria de ser salvo e confirmai-me com espírito generoso! Abri meus lábios, ó Senhor, para cantar, e minha boca anunciará vosso louvor!

R: Misericórdia, ó Senhor, pois pecamos.


Segunda Leitura: Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios 5,20 – 6,2

Nessa leitura, Paulo explica o sentido do seu ministério apostólico, que é anunciar a reconciliação de Deus com a humanidade por meio de Cristo.

Paulo se apresenta como embaixador de Cristo, que fala em nome de Deus, e pede aos coríntios que se reconciliem com Deus, aceitando a graça que ele oferece gratuitamente. Ele afirma que Deus fez de Cristo, que não tinha pecado, uma oferta pelo pecado, para que nós fôssemos feitos justiça de Deus nele.

Paulo também cita uma passagem do profeta Isaías (Is 49,8), que fala do tempo favorável e do dia da salvação, para exortar os coríntios a não receberem em vão a graça de Deus. Ele mostra que ele e seus colaboradores se esforçam para não dar nenhum motivo de escândalo, mas sim, para se mostrarem como ministros de Deus, em meio a tribulações, provações e consolações.

A leitura mostra que Deus nos ama e nos perdoa, e que ele nos convida a participar da sua obra de salvação, sendo seus embaixadores no mundo. Essa leitura também nos lembra que a Quaresma é um tempo favorável para nos aproximarmos de Deus, reconhecendo nossas faltas e buscando sua misericórdia.


Reconciliai-vos com Deus. É agora o momento favorável

Irmãos: 20. Somos embaixadores de Cristo, e é Deus mesmo que exorta através de nós. Em nome de Cristo, nós vos suplicamos: deixai-vos reconciliar com Deus. 21. Aquele que não cometeu nenhum pecado, Deus o fez pecado por nós, para que nele nós nos tornemos justiça de Deus.

6,1. Como colaboradores de Cristo, nós vos exortamos a não receberdes em vão a graça de Deus, 2. pois ele diz: “No momento favorável, eu te ouvi e, no dia da salvação, eu te socorri”. É agora o momento favorável, é agora o dia da salvação.

  • Palavra do Senhor
  • Graças a Deus

Aclamação ao Evangelho – Cf. Sl 94(95),8ab

Jesus Cristo, sois bendito, sois o ungido de Deus Pai!
Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: não fecheis os corações como em Meriba!


Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 6,1-6.16-18

Nesse texto, Jesus ensina aos seus discípulos como devem praticar as três obras de piedade: a esmola, a oração e o jejum.

Jesus alerta os seus discípulos contra a hipocrisia e a vaidade das práticas religiosas e convida à confiança em Deus, que vê no segredo do coração. Ele diz que não devemos fazer as boas obras para sermos vistos e elogiados pelos homens, mas sim para agradar a Deus, que nos recompensará. Ele também nos dá algumas orientações sobre como devemos dar esmola, orar e jejuar, sem ostentação, sem repetição e sem tristeza, mas com simplicidade, sinceridade e alegria.

Esse Evangelho mostra que Deus nos conhece e nos ama profundamente, e que ele espera de nós uma atitude de filhos e filhas, que se relacionam com ele com amor e não com medo ou interesse. Esse Evangelho também nos lembra que a Quaresma é um tempo favorável para nos aproximarmos de Deus, reconhecendo nossas faltas e buscando sua misericórdia.

E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 1. “Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus.

2. Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 3. Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, 4. de modo que a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa.

5. Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar de pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 6. Ao contrário, quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta, e reza ao teu Pai que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa. 

16. Quando jejuardes, não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 17. Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, 18. para que os homens não vejam que estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa”.

  • Palavra da Salvação
  • Glória a Vós Senhor

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.