Liturgia do dia: “Aos surdos faz ouvir e aos mudos falar” | 5ª Sem. Tempo Comum 🟢

Primeira Leitura: Leitura do Primeiro Livro dos Reis 11,29-32; 12,19

Essa leitura do Primeiro Livro dos Reis narra o início da divisão do reino de Israel, que foi consequência da infidelidade do rei Salomão a Deus. Salomão, que havia recebido muitas bênçãos e sabedoria de Deus, se desviou dos mandamentos divinos e se entregou à idolatria, seguindo os deuses das mulheres estrangeiras que ele havia tomado como esposas. Deus, então, enviou o profeta Aías para anunciar a Salomão que ele iria perder a maior parte do seu reino, que seria entregue a Jeroboão, um de seus servos. Jeroboão era um homem valente e capaz, que havia se rebelado contra Salomão. Deus prometeu a Jeroboão que ele seria o rei de dez tribos de Israel, se ele obedecesse aos seus estatutos e caminhos. No entanto, Deus preservou uma tribo para a casa de Davi, por causa da sua aliança com o rei Davi, que havia sido fiel a Deus. Assim, após a morte de Salomão, o reino de Israel se dividiu em dois: o reino do norte, governado por Jeroboão, e o reino do sul, governado por Roboão, filho de Salomão. O reino do norte ficou conhecido como Israel, e o reino do sul ficou conhecido como Judá. Essa divisão marcou o início de uma história de conflitos, apostasia e exílio para o povo de Deus.

A leitura mostra que Deus é fiel às suas promessas, mas também exige fidelidade dos seus escolhidos. Salomão, que havia sido agraciado por Deus, desperdiçou a sua oportunidade de ser um rei justo e sábio, e acabou provocando a ira de Deus e a ruína do seu reino. Jeroboão, que recebeu de Deus a chance de ser um novo líder para Israel, também não soube aproveitar a sua vocação, e acabou levando o povo à idolatria e à rebelião contra Deus. Roboão, que herdou o trono de seu pai, também não foi sábio nem humilde, e acabou perdendo a maioria do seu povo. Essa leitura nos ensina que devemos ser fiéis a Deus em todas as circunstâncias, e não nos deixar seduzir pelos falsos deuses deste mundo. Deus quer que sejamos um povo unido e santo, que o adore em espírito e em verdade.

Israel rebelou-se contra a casa de Davi

11,29. Aconteceu, naquele tempo, que, tendo Jeroboão saído de Jerusalém, veio ao seu encontro o profeta Aías, de Silo, coberto com um manto novo. Os dois achavam-se sós no campo. 30. Aías, tomando o manto novo que vestia, rasgou-o em doze pedaços 31. e disse a Jeroboão: ‘Toma para ti dez pedaços. Pois assim fala o Senhor, Deus de Israel: Eis que vou arrancar o reino das mãos de Salomão e te darei dez tribos.

32. Mas ele ficará com uma tribo, por consideração para com meu servo Davi e para com Jerusalém, cidade que escolhi dentre todas as tribos de Israel”. 12,19. Israel rebelou-se contra a casa de Davi até o dia de hoje.

  • Palavra do Senhor
  • Graças a Deus

Salmo Responsorial – Sl 80(81),10-11ab.12-13.14-15 (R. cf. 11a.9a)

R: Ouve, meu povo, porque eu sou o teu Deus!

— Em teu meio não exista um deus estranho nem adores a um deus desconhecido! Porque eu sou o teu Deus e teu Senhor, que da terra do Egito te arranquei.

R: Ouve, meu povo, porque eu sou o teu Deus!

— Mas meu povo não ouviu a minha voz, Israel não quis saber de obedecer-me. Deixei, então, que eles seguissem seus caprichos, abandonei-os ao seu duro coração.

R: Ouve, meu povo, porque eu sou o teu Deus!

— Quem me dera que meu povo me escutasse! Que Israel andasse sempre em meus caminhos! Seus inimigos, sem demora, humilharia e voltaria minha mão contra o opressor.

R: Ouve, meu povo, porque eu sou o teu Deus!


Aclamação ao Evangelho – Cf. At 16,14b

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Abri-nos, ó Senhor, o coração para ouvirmos a palavra de Jesus!


Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 7,31-37

Esse Evangelho narra o milagre da cura de um homem surdo e gago, que foi levado a Jesus por algumas pessoas que lhe pediram que impusesse as mãos sobre ele. Jesus, porém, agiu de uma forma diferente e inesperada: ele se afastou da multidão com o homem, tocou seus ouvidos e sua língua com saliva, olhou para o céu, suspirou e disse: “Efatá!”, que significa “Abre-te!”. Imediatamente, o homem recuperou a audição e a fala, e começou a louvar a Deus. Jesus ordenou que não contassem a ninguém o que havia acontecido, mas quanto mais ele proibia, mais eles divulgavam o milagre.

Esse evangelho mostra que Jesus veio para abrir os ouvidos e a boca dos que não ouvem nem falam a palavra de Deus. Ele veio para libertar os que sofrem de qualquer tipo de limitação ou exclusão, e para revelar o amor e o poder de Deus aos que creem nele. Jesus usou gestos simbólicos para mostrar que ele era o cumprimento das profecias do Antigo Testamento, que anunciavam a vinda do Messias que curaria os enfermos e restauraria a comunhão entre Deus e os homens. Jesus também demonstrou que ele era o Filho de Deus, que tinha autoridade sobre a natureza e a vida, e que agia em sintonia com a vontade do Pai. Jesus ainda manifestou a sua compaixão e a sua humanidade, ao se envolver pessoalmente com o sofrimento do homem, ao se afastar da curiosidade da multidão, ao suspirar e ao ordenar o silêncio.

A palavra “Efatá” é um convite que Jesus faz a todos nós, para que abramos os nossos ouvidos à sua voz, a nossa boca ao seu louvor, o nosso coração ao seu amor, e a nossa vida à sua missão. Ele quer nos curar de toda surdez e mudez espiritual, que nos impede de escutar e de proclamar o Evangelho. Ele quer nos fazer participar do seu Reino, que é de justiça, paz e alegria no Espírito Santo.

Aos surdos faz ouvir e aos mudos falar


Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.