Liturgia do dia: 30 de novembro de 2023 – “Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens” | 34ª STC 🔴

Nessa passagem, Paulo explica como a salvação é alcançada pela fé em Jesus Cristo, que é o Senhor e Salvador de todos, judeus e gentios. Ele cita várias passagens do Antigo Testamento para mostrar que a fé é o requisito essencial para ser justo diante de Deus e participar da sua aliança.

  • No versículo 9, Paulo resume o conteúdo da fé cristã: confessar com a boca que Jesus é o Senhor, reconhecendo sua divindade, sua autoridade e sua soberania sobre toda a criação; e crer no coração que Deus o ressuscitou dos mortos, aceitando o seu sacrifício redentor e a sua vitória sobre o pecado e a morte.
  • No versículo 10, Paulo mostra a relação entre o coração e a boca na fé: o coração é o lugar onde se crê para a justiça, ou seja, para ser declarado justo por Deus e entrar em comunhão com ele; a boca é o meio pelo qual se confessa para a salvação, ou seja, para receber a graça de Deus e ser liberto do mal.
  • No versículo 11, Paulo cita Isaías 28,16 para afirmar que todo aquele que crê em Jesus não será envergonhado, mas terá a certeza da salvação. A palavra grega para envergonhado significa também frustrado ou desapontado. Paulo quer dizer que a fé em Jesus não decepciona, mas realiza as promessas de Deus.
  • No versículo 12, Paulo declara que não há diferença entre judeu e grego, ou seja, entre o povo da antiga aliança e os povos pagãos, porque todos têm o mesmo Senhor, que é generoso para com todos os que o invocam. A palavra grega para generoso significa também rico ou abundante. Paulo quer dizer que Deus é fonte inesgotável de misericórdia e bênção para todos os que recorrem a ele.
  • No versículo 13, Paulo cita Joel 3,5 para confirmar que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. O nome do Senhor representa a sua pessoa, o seu poder e a sua presença. Invocar o nome do Senhor significa reconhecer a sua soberania, confiar na sua bondade e buscar a sua vontade.
  • Nos versículos 14 e 15, Paulo levanta quatro perguntas retóricas para mostrar a necessidade da pregação do evangelho: como invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram? E como ouvirão, sem haver quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? A resposta implícita é que ninguém pode invocar, crer, ouvir ou pregar sem a intervenção de Deus, que envia os seus mensageiros para anunciar as boas novas da salvação em Jesus Cristo. Paulo cita Isaías 52,7 para elogiar os pés dos que anunciam as boas novas, ou seja, a sua disposição e alegria em levar a mensagem do evangelho.
  • No versículo 16, Paulo reconhece que nem todos obedeceram ao evangelho, ou seja, nem todos acolheram a pregação da fé em Jesus Cristo. Ele cita Isaías 53,1 para expressar a incredulidade de muitos judeus, que não reconheceram em Jesus o Servo Sofredor de Deus, que morreu pelos pecados do povo.
  • No versículo 17, Paulo afirma que a fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo. Ele quer dizer que a fé é um dom de Deus, que é comunicado pela pregação do evangelho, que é a palavra de Cristo, ou seja, a palavra que fala de Cristo, a palavra que vem de Cristo e a palavra que leva a Cristo.
  • No versículo 18, Paulo pergunta se os judeus não ouviram a pregação do evangelho. Ele responde que sim, certamente. Ele cita o Salmo 19,5 para indicar que a voz dos pregadores do evangelho se espalhou por toda a terra, assim como a voz dos céus que proclama a glória de Deus. Paulo quer dizer que o evangelho foi anunciado a todos os povos, inclusive aos judeus, mas nem todos o acolheram com fé.

Primeira Leitura: Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos 10,9-18

Irmãos, 9. se, com tua boca, confessares Jesus como Senhor e, no teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo. 10. É crendo no coração que se alcança a justiça e é confessando a fé com a boca que se consegue a salvação. 11. Pois a Escritura diz: “Todo aquele que nele crer não ficará confundido”. 12. Portanto, não importa a diferença entre judeu e grego; todos têm o mesmo Senhor, que é generoso para com todos os que o invocam. 13. De fato, todo aquele que invocar o Nome do Senhor será salvo. 14. Mas como invocá-lo, sem antes crer nele? E como crer, sem antes ter ouvido falar dele? E como ouvir, sem alguém que pregue? 15. E como pregar, sem ser enviado para isso? Assim é que está escrito: “Quão belos são os pés dos que anunciam o bem”. 16. Mas nem todos obedeceram à Boa Nova. Pois Isaías diz: “Senhor, quem acreditou em nossa pregação?” 17. Logo, a fé vem da pregação e a pregação se faz pela palavra de Cristo. 18. Então, eu pergunto: Será que eles não ouviram? Certamente que ouviram, pois “a voz deles se espalhou por toda a terra, e as suas palavras chegaram aos confins do mundo”.

  • Palavra do Senhor
  • Graças a Deus

Salmo Responsorial – Sl 18(19A),2-3.4-5 (R. 5a)

R: Seu som ressoa e se espalha em toda a terra.

— Os céus proclamam a glória do Senhor, e o firmamento a obra de suas mãos; o dia ao dia transmite esta mensagem, a noite à noite publica esta notícia.

R: Seu som ressoa e se espalha em toda a terra.

— Não são discursos nem frases ou palavras, nem são vozes que possam ser ouvidas; seu som ressoa e se espalha em toda a terra, chega aos confins do universo a sua voz.

R: Seu som ressoa e se espalha em toda a terra.


Aclamação ao Evangelho – Mt 4,19


Nessa passagem, Mateus narra o chamado dos primeiros discípulos de Jesus, que eram quatro pescadores: Simão Pedro, André, Tiago e João. Eles estavam trabalhando no mar da Galileia, quando Jesus se aproximou deles e lhes disse: “Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens” (Mateus 4,19).

Essas palavras de Jesus expressam o convite para seguir a ele e participar da sua missão de anunciar o Reino de Deus. Jesus usa uma linguagem simbólica, comparando a pesca de peixes com a evangelização das pessoas. Ele promete transformar os seus discípulos em pescadores de homens, ou seja, em agentes que atraem as pessoas para Deus, pela pregação e pelo testemunho.

A reação dos discípulos é de prontidão e desapego. Eles deixam imediatamente as suas redes, o seu barco e o seu pai, e seguem a Jesus. Eles renunciam aos seus bens, à sua profissão e à sua família, para se dedicarem inteiramente a Jesus e ao seu projeto. Eles demonstram fé, confiança e disponibilidade para seguir o Mestre, sem saber o que os espera.

Essa narrativa de Mateus tem um sentido catequético e vocacional. Ela mostra como Jesus chama as pessoas para serem seus discípulos e colaboradores. Ela também mostra como os discípulos devem responder ao chamado de Jesus, com generosidade e coragem. Ela ainda mostra que o seguimento de Jesus implica em deixar tudo o que nos impede de estar com ele e de fazer a sua vontade.

Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 4,18-22

Naquele tempo, 18. quando Jesus andava à beira do mar da Galileia, viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Estavam lançando a rede ao mar, pois eram pescadores. 19. Jesus disse a eles: “Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens”. 20. Eles imediatamente deixaram as redes e o seguiram. 21. Caminhando um pouco mais, Jesus viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João. Estavam na barca com seu pai Zebedeu, consertando as redes. Jesus os chamou. 22. Eles imediatamente deixaram a barca e o pai, e o seguiram.

  • Palavra da Salvação
  • Glória a Vós Senhor

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