Leitura do Evangelho: Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 21,12-19 | 34ª STC 🟢

Esse Evangelho faz parte do chamado “discurso escatológico” de Jesus, em que ele anuncia os sinais e as tribulações que precederão a sua vinda gloriosa e o fim dos tempos.

O Evangelho mostra que os discípulos de Jesus terão que enfrentar perseguições, prisões, torturas, traições e até a morte por causa do seu nome e do seu testemunho. Jesus alerta que muitos virão em seu nome, enganando os fiéis, e que haverá guerras, fomes, terremotos e outros flagelos no mundo.

Ele também revela que Jesus dará aos seus discípulos a sabedoria e a coragem para se defenderem diante dos seus adversários, e que eles não devem temer nem se preocupar com o que vão dizer, pois o Espírito Santo falará por eles.

O Evangelho, por fim, encoraja os discípulos a permanecerem firmes na fé, na esperança e na caridade, pois assim eles salvarão as suas almas e estarão preparados para o encontro com o Senhor.

O Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 21,12-19 tem uns pontos proféticoexortativo e consolador:

  • Do ponto de vista profético, o Evangelho antecipa os acontecimentos que se cumprirão na história da Igreja e do mundo, desde a destruição de Jerusalém no ano 70 d.C. até a consumação dos séculos, quando Cristo voltará em glória para julgar os vivos e os mortos.
  • Do ponto de vista exortativo, o Evangelho convida os discípulos a serem fiéis e corajosos no seguimento de Jesus, mesmo diante das adversidades e das tentações, e a darem um testemunho coerente e autêntico da sua fé, sem se deixarem enganar pelos falsos profetas e pelos falsos messias.
  • Do ponto de vista consolador, o Evangelho assegura aos discípulos a presença e a assistência de Jesus e do Espírito Santo em todas as circunstâncias, e a promessa de que eles não perderão nem um fio de cabelo da sua cabeça, mas ganharão a vida eterna se perseverarem até o fim.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 21,12-19


Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.