Leitura do Livro Sagrado: 29 de outubro de 2023 | 30º Domingo do Tempo Comum 🟢

Na Leitura do livro do Êxodo 22,20-26, Deus revela a sua vontade e o seu amor pelo seu povo, especialmente pelos mais pobres e oprimidos. Ele exige que os israelitas pratiquem a justiça e a misericórdia com os estrangeiros, as viúvas, os órfãos e os devedores, pois eles também foram estrangeiros e escravos no Egito. Ele promete ouvir o clamor dos que sofrem e castigar os que os maltratam. Ele também proíbe a usura e a exploração dos necessitados, e ordena que se devolva o penhor antes do anoitecer, pois é a única cobertura que o pobre tem para se proteger do frio. Essas leis mostram que Deus se preocupa com a dignidade e os direitos humanos de todos os seus filhos, e que ele espera que o seu povo faça o mesmo. Essa leitura nos convida a refletir sobre como tratamos os nossos irmãos mais vulneráveis, e como podemos ser instrumentos de Deus para aliviar o seu sofrimento e defender a sua causa.

Primeira Leitura: Leitura do livro do Êxodo 22,20-26


Salmo Responsorial – Sl 17(18),2-3a.3bc-4. 47.51ab (R. 2)

R: Eu vos amo, ó Senhor, sois minha força e salvação.

— Eu vos amo, ó Senhor! Sois minha força, minha rocha, meu refúgio e Salvador! Ó meu Deus, sois o rochedo que me abriga, minha força e poderosa salvação.

R: Eu vos amo, ó Senhor, sois minha força e salvação.

— Ó meu Deus, sois o rochedo que me abriga, sois meu escudo e proteção: em vós espero! Invocarei o meu Senhor: a ele a glória! E dos meus perseguidores serei salvo!

R: Eu vos amo, ó Senhor, sois minha força e salvação.

— Viva o Senhor! Bendito seja o meu Rochedo! E louvado seja Deus, meu Salvador! Concedeis ao vosso rei grandes vitórias e mostrais misericórdia ao vosso Ungido.

R: Eu vos amo, ó Senhor, sois minha força e salvação.


Na Leitura da primeira carta de São Paulo aos Tessalonicenses 1,5c-10, Paulo elogia a conversão e o testemunho dos cristãos de Tessalônica, que receberam o evangelho com poder, com o Espírito Santo e com plena certeza. Eles se tornaram imitadores de Paulo e do Senhor, e referência para todos os crentes na Macedônia e na Acaia. Eles abandonaram os ídolos para servir ao Deus vivo e verdadeiro, e esperar a vinda do seu Filho Jesus, que os livra da ira futura. Essa leitura nos mostra como o evangelho transforma a vida das pessoas, e como elas podem ser luzes para o mundo, anunciando a salvação em Cristo.

Segunda Leitura: Leitura da primeira carta de São Paulo aos Tessalonicenses 1,5c-10


Aclamação ao Evangelho – Jo 14,23


Neste evangelho, Jesus resume toda a lei e os profetas em dois mandamentos fundamentais: o amor a Deus e o amor ao próximo. Ele ensina que o amor a Deus deve ser total, envolvendo todo o nosso ser: coração, alma e mente. Ele também ensina que o amor ao próximo deve ser igual ao amor que temos por nós mesmos, sem distinção de pessoas. Ele afirma que esses dois mandamentos são inseparáveis, pois quem ama a Deus deve amar também o seu próximo, e quem ama o seu próximo demonstra o seu amor a Deus. Ele mostra que esses dois mandamentos são a base de toda a revelação divina, e que quem os cumpre está cumprindo toda a vontade de Deus. Essa leitura nos desafia a examinar como está o nosso amor a Deus e ao próximo, e como podemos crescer nessa virtude que é a essência do cristianismo.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 22,34-40

Há pessoas que procuram cumprir os mandamentos de uma forma ansiosa ou forçada, e Jesus faz-nos compreender que a vida moral e religiosa não pode ser reduzida a uma obediência ansiosa e forçada, mas deve ter o amor como princípio.

Angelus

Leia a Bíblia Sagrada

Reze o Santo Rosário


Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.