Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 12,35-38

Nessa passagem, Jesus ensina aos seus discípulos a importância de estarem preparados para a sua vinda. Ele usa a imagem dos servos que esperam o seu senhor voltar das bodas, com os lombos cingidos e as candeias acesas, prontos para lhe abrir a porta. Jesus diz que esses servos são bem-aventurados, pois o senhor os recompensará com generosidade, fazendo-os sentar à mesa e servindo-os. Jesus também alerta que o senhor pode vir em qualquer momento, na segunda ou na terceira vigília da noite, e que os servos devem estar sempre vigilantes.

Essa parábola tem o objetivo de incentivar os cristãos a viverem na expectativa da segunda vinda de Cristo, que é chamada de parusia. A parusia é a consumação da história da salvação, quando Cristo voltará em glória para julgar os vivos e os mortos, e estabelecer o seu reino definitivo. Os cristãos devem estar atentos aos sinais dos tempos, e não se deixar levar pela rotina, pela indiferença ou pelo pecado. Eles devem estar prontos para acolher o Senhor com fé, esperança e amor, e assim participar da sua alegria eterna.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 12,35-38

Felizes os empregados que o senhor encontrar acordados quando chegar

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: Que vossos rins estejam cingidos e as lâmpadas acesas. Sede como homens que estão esperando seu senhor voltar de uma festa de casamento, para lhe abrirem, imediatamente, a porta, logo que ele chegar e bater. Felizes os empregados que o senhor encontrar acordados quando chegar. Em verdade, eu vos digo: Ele mesmo vai cingir-se, fazê-los sentar-se à mesa e, passando, os servirá. E caso ele chegue à meia-noite ou às três da madrugada, felizes serão, se assim os encontrar!

— Palavra da Salvação.

— Glória a Vós Senhor

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.