Santo do dia: São Miguel, São Gabriel e São Rafael

Hoje, 29 de setembro, a Igreja Católica celebra a festa de três santos arcanjos: São Miguel, São Gabriel e São Rafael. Esses três arcanjos representam a alta hierarquia dos anjos-chefes, o seleto grupo dos sete espíritos puros que atendem ao trono de Deus e são seus “mensageiros dos decretos divinos” aqui na terra.

Miguel, que significa “ninguém é como Deus“, ou “semelhança de Deus“, é considerado o príncipe guardião e guerreiro, defensor do trono celeste e do Povo de Deus. Fiel escudeiro do Pai Eterno, chefe supremo do exército celeste e dos anjos fiéis a Deus, Miguel é o arcanjo da justiça e do arrependimento, padroeiro da Igreja Católica. Costuma ser de grande ajuda no combate contra as forças maléficas. É citado três vezes na Sagrada Escritura, que narramos na sua página. O seu culto é um dos mais antigos da Igreja.

Gabriel significa “Deus é meu protetor” ou “homem de Deus“. É o arcanjo anunciador, por excelência, das revelações de Deus e é, talvez, aquele que esteve perto de Jesus na agonia entre as oliveiras. Padroeiro da diplomacia, dos trabalhadores dos correios e dos operadores dos telefones, comumente está associado a uma trombeta, indicando que é aquele que transmite a Voz de Deus, o portador das notícias. Na sua página, descrevemos com detalhes as suas aparições citadas na Bíblia . Além da missão mais importante e jamais dada a uma criatura, que o Senhor confiou a ele: o anúncio da encarnação do Filho de Deus. Motivo que o fez ser venerado, até mesmo no islamismo.

Rafael, cujo significado é “Deus te cura” ou “cura de Deus“, teve a função de acompanhar o jovem Tobias, personagem central do livro Tobit, no Antigo Testamento, em sua viagem, como seu segurança e guia. Foi o único que habitou entre nós, passagem que pode ser lida na página dedicada a ele. Guardião da saúde e da cura física e espiritual, é considerado, também, o chefe da ordem das virtudes. É o padroeiro dos cegos, médicos, sacerdotes e, também, dos viajantes, soldados e escuteiros.

A Igreja Católica considera esses três arcanjos poderosos intercessores dos eleitos ao trono do Altíssimo. Durante as atribulações do cotidiano, eles costumam aconselhar-nos e auxiliar, além, é claro, de levar as nossas orações ao Senhor, trazendo as mensagens da Providência Divina. Preste atenção, ouça e não deixe de rezar para eles.

“O R A Ç Ã O”

São Miguel Arcanjo, protetor da Igreja e guardião do meu Batismo, protege-me dos embustes do demónio que se obstina em perder as almas; protege todos os que me são queridos ao longo de toda a sua vida. Amém.

São Gabriel Arcanjo, escolhido pelo Senhor para anunciar a Maria que conceberia o Salvador, Filho único do Pai do Céu. Tu, que és a Força de Deus, tu que O adoras e O contemplas face a Face, sê o meu sustentáculo e a minha força ao longo da minha vida.
Acolhe-me no Paraíso. Acolhe também todos os seres que me são queridos, a fim de que juntos adoremos o Deus Trinitário e cantemos os Seus louvores eternamente. Amém.

São Rafael Arcanjo, que conduziste Tobias no caminho da felicidade, conduz-me e às pessoas que me são queridas, hoje e todos os dias da nossa vida, no caminho que leva ao Senhor, Ele a única via em que transborda a alegria. Amém.

Santos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael , três dos Anjos da Santa Face, do fundo do coração abençoo-vos. Abençoai-me também com todo o vosso amor.
Amém. Amém.

Arcanjos São Miguel, Rafael, Gabriel, rogai por nós!


Um comentário em “Santo do dia: São Miguel, São Gabriel e São Rafael

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.