Liturgia do dia: 16 de agosto de 2023 | 19ª Semana do Tempo Comum 🟢

Nesta leitura, Moisés faz três discursos ao povo de Israel antes de entrar na terra prometida. Ele relembra a história de Israel, os mandamentos de Deus e as bênçãos e maldições da aliança. Ele também nomeia Josué como seu sucessor e abençoa as tribos de Israel.

O capítulo 34 é o final do livro e narra a morte de Moisés. Deus permite que Moisés suba ao monte Nebo e veja toda a terra de Canaã, mas não entre nela, por causa da sua desobediência ao bater na rocha em Meribá. Moisés morre aos 120 anos, mas ainda com vigor e saúde. Deus mesmo o enterra em um lugar desconhecido no vale de Moabe. O povo chora por Moisés durante 30 dias. Josué assume a liderança de Israel, cheio do espírito de sabedoria. O livro termina com uma homenagem a Moisés, dizendo que nunca mais se levantou em Israel um profeta como ele, que conhecia a Deus face a face e que fez sinais e maravilhas.

A leitura deste capítulo mostra o fim da missão de Moisés e o início da missão de Josué. Moisés foi o grande libertador, legislador e mediador de Israel, mas ele não pôde entrar na terra prometida por causa do seu pecado. Ele representa a lei que aponta para a graça, mas não pode levá-la à plenitude. Josué foi o grande conquistador, juiz e líder de Israel, que conduziu o povo à posse da terra prometida. Ele representa a graça que cumpre a lei e traz a salvação.

A leitura deste capítulo também nos ensina sobre a soberania, a fidelidade e a misericórdia de Deus. Deus é soberano sobre a vida e a morte de seus servos. Ele é fiel às suas promessas e não se esquece do seu povo. Ele é misericordioso para perdoar os pecados e honrar os que o amam.

Primeira Leitura: Leitura do Livro do Deuteronômio 34,1-12

Naqueles dias, 1Moisés subiu das estepes de Moab ao monte Nebo, ao cume do Fasga que está defronte de Jericó. E o Senhor mostrou-lhe todo o país, desde Galaad até Dã, 2o território de Neftali, a terra de Efraim e Manassés, toda a terra de Judá até o mar ocidental, 3o Negueb e a região do vale de Jericó, cidade das palmeiras, até Segor.

4O Senhor lhe disse: “Eis aí a terra pela qual jurei a Abraão, Isaac e Jacó, dizendo: “Eu a darei à tua descendência. Tu a viste com teus olhos, mas nela não entrarás”.

5E Moisés, servo do Senhor, morreu ali, na terra de Moab, conforme a vontade do Senhor6E ele o sepultou no vale, na terra de Moab, defronte de Bet-Fegor. E ninguém sabe até hoje onde fica a sua sepultura. 7Ao morrer, Moisés tinha cento e vinte anos. Sua vista não tinha enfraquecido, nem seu vigor se tinha esmorecido. 8Os filhos de Israel choraram Moisés nas estepes de Moab, durante trinta dias, até que terminou o luto por Moisés. 9Josué filho de Nun estava cheio do espírito de sabedoria, porque Moisés lhe tinha imposto as mãos. E os filhos de Israel lhe obedeceram e agiram, como o Senhor tinha ordenado a Moisés.

10Em Israel nunca mais surgiu um profeta como Moisés, a quem o Senhor conhecesse face a face, 11nem quanto aos sinais e prodígios que o Senhor lhe mandou fazer na terra do Egito, contra o Faraó, os seus servidores e todo o seu país, 12nem quanto à mão poderosa e a tantos e tão terríveis prodígios, que Moisés fez à vista de todo Israel.

  • Palavra do Senhor
  • Graças a Deus

Salmo Responsorial – Sl 65(66),1-3a.5 e 16-17 (R. cf. 20a.9a)

R: Bendito seja o Senhor Deus que me escutou, é ele que dá vida à nossa vida.

— Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, cantai salmos a seu nome glorioso, dai a Deus a mais sublime louvação! Dizei a Deus: “Como são grandes vossas obras!”

R: Bendito seja o Senhor Deus que me escutou, é ele que dá vida à nossa vida.

— Vinde ver todas as obras do Senhor: seus prodígios estupendos entre os homens! Todos vós que a Deus temeis, vinde escutar: vou contar-vos todo bem que ele me fez! Quando a ele o meu grito se elevou, já havia gratidão em minha boca!

R: Bendito seja o Senhor Deus que me escutou, é ele que dá vida à nossa vida.


Aclamação ao Evangelho – 2Cor 5,19


O Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 18,15-20 trata da correção fraterna, da disciplina eclesiástica e da oração em comum. Nesta passagem, Jesus ensina aos seus discípulos como devem agir quando um irmão pecar contra eles ou contra a comunidade. Ele também lhes dá a autoridade de ligar e desligar na terra e no céu, e lhes promete a sua presença quando estiverem reunidos em seu nome.

Esta passagem mostra que Jesus quer que os seus seguidores vivam em harmonia, em amor e em perdão. Ele não quer que eles se afastem uns dos outros por causa do pecado, mas que busquem a reconciliação e a restauração. Ele também quer que eles sejam responsáveis uns pelos outros, e que não tolerem o mal no meio da igreja. Ele quer que eles usem a sua autoridade para edificar e não para destruir. Ele quer que eles orem juntos, confiando na sua vontade e na sua presença.

Esta passagem nos ensina a valorizar os nossos irmãos na fé, e a cuidar deles com respeito e carinho. Ela nos ensina a não guardar rancor, mas a perdoar de coração. Ela nos ensina a não sermos orgulhosos, mas a aceitarmos a correção quando erramos. Ela nos ensina a não sermos indiferentes, mas a zelarmos pela pureza da igreja. Ela nos ensina a não sermos individualistas, mas a nos unirmos em oração com os nossos irmãos.

Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 18,15-20

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:

15“Se teu irmão pecar contra ti, vai corrigi-lo, mas em particular, à sós contigo! Se ele te ouvir, tu ganhaste o teu irmão16Se ele não te ouvir, toma contigo mais uma ou duas pessoas, para que toda a questão seja decidida sob a palavra de duas ou três testemunhas. 17Se ele não vos der ouvido, dize-o à Igreja. Se nem mesmo à Igreja ele ouvir, seja tratado como se fosse um pagão ou um pecador público.

18Em verdade vos digo, tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu. 19De novo, eu vos digo: se dois de vós estiverem de acordo na terra sobre qualquer coisa que quiserem pedir, isto vos será concedido por meu Pai que está nos céus. 20Pois onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome eu estou ali, no meio deles”.

  • Palavra da Salvação
  • Glória a Vós Senhor


Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.