Liturgia do dia: 01 de agosto de 2023 ⚪ | 17ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: Leitura do Livro do Êxodo 33,7-11; 34,5b.28

A leitura nos ensinam sobre a importância de buscar a presença de Deus, de conhecer seu nome e seus atributos, de obedecer à sua lei e de viver em aliança com ele. Também nos inspiram a imitar o exemplo de Moisés, que foi um homem humilde, fiel e amigo de Deus.

  • Em Êxodo 33,7-11, vemos que Moisés montou uma tenda fora do acampamento, chamada de Tenda do Encontro, onde ele se encontrava com o Senhor para conversar face a face, como amigos. Essa passagem mostra a intimidade e a confiança que Moisés tinha com Deus, e também o respeito e a adoração que o povo tinha pelo Senhor, que se manifestava na coluna de nuvem na entrada da tenda.
  • Em Êxodo 34,5b.28, vemos que o Senhor desceu na nuvem e proclamou seu nome e seus atributos de misericórdia e graça diante de Moisés, que se prostrou em adoração. Essa passagem mostra a glória e a bondade de Deus, que revelou sua vontade e seu caráter a Moisés, e também renovou sua aliança com Israel, dando-lhe as tábuas da lei escritas por seu dedo.

O Senhor falava com Moisés face a face

Naqueles dias:

7Moisés levantou a tenda e armou-a longe, fora do acampamento, e deu-lhe o nome de Tenda da Reunião. Assim, todo aquele que quisesse consultar o Senhor, saía para a Tenda da Reunião, que estava fora do acampamento.

8Quando Moisés se dirigia para lá, o povo se levantava e ficava de pé à entrada da própria tenda, seguindo Moisés com os olhos até ele entrar. 9Logo que Moisés entrava na Tenda, a coluna de nuvem baixava e ficava parada à entrada, enquanto o Senhor falava com Moisés.

10Ao ver a coluna de nuvem parada à entrada da Tenda, todo o povo se levantava e cada um se prostrava à entrada da própria tenda. 11O Senhor falava com Moisés face a face, como um homem fala com seu amigo. Depois, Moisés voltava para o acampamento, mas o seu jovem ajudante, Josué, filho de Nun, não se afastava do interior da Tenda.

34,5bMoisés invocou o nome do Senhor. 6Enquanto o Senhor passava diante dele, Moisés gritou: ‘Senhor, Senhor, Deus misericordioso e clemente, paciente, rico em bondade e fiel, 7que conserva a misericórdia por mil gerações, e perdoa culpas, rebeldias e pecados, mas não deixa nada impune, pois castiga a culpa dos pais nos filhos e netos, até à terceira e quarta geração’! 8Imediatamente, Moisés curvou-se até o chão 9e, prostrado por terra, disse: ‘Senhor, se é verdade que gozo de teu favor, peço-te, caminha conosco; embora este seja um povo de cabeça dura, perdoa nossas culpas e nossos pecados e acolhe-nos como propriedade tua’. 28Moisés esteve ali com o Senhor quarenta dias e quarenta noites, sem comer pão nem beber água, e escreveu nas tábuas as palavras da aliança, os dez mandamentos.

  • Palavra do Senhor
  • Graças a Deus

Salmo Responsorial – Sl 102(103),6-7.8-9.10-11.12-13 (R. 8a)

— O Senhor realiza obras de justiça e garante o direito aos oprimidos; revelou os seus caminhos a Moisés, e aos filhos de Israel, seus grandes feitos.

R: O Senhor é indulgente, é favorável.

— O Senhor é indulgente, é favorável, é paciente, é bondoso e compassivo. Não fica sempre repetindo as suas queixas, nem guarda
eternamente o seu rancor.

R: O Senhor é indulgente, é favorável.

— Não nos trata como exigem nossas faltas, nem nos pune em proporção às nossas culpas. Quanto os céus por sobre a terra se elevam, tanto é grande o seu amor aos que o temem;

R: O Senhor é indulgente, é favorável.

— Quanto dista o nascente do poente, tanto afasta para longe nossos crimes. Como um pai se compadece de seus filhos, o Senhor tem compaixão dos que o temem.

R: O Senhor é indulgente, é favorável.


Aclamação ao Evangelho

— Aleluia, Aleluia, Aleluia!
— A semente é de Deus a palavra, Cristo é o semeador; todo aquele que o encontra vida eterna encontrou.


Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 13,36-43

Essa parábola nos mostra que o Reino de Deus está presente no mundo, mas também misturado com o mal. É preciso ter paciência e esperança, pois Deus não abandona seus filhos, mas cuida deles e os protege. Também nos alerta para a responsabilidade de vivermos conforme a vontade de Deus, pois haverá uma recompensa ou uma punição eterna para cada um.

  • Nesse trecho do evangelho, Jesus explica aos seus discípulos o sentido da parábola do joio e do trigo, que ele havia contado anteriormente à multidão.
  • A parábola do joio e do trigo compara o Reino dos Céus a um campo onde um homem semeou boa semente, mas durante a noite veio um inimigo e semeou joio no meio do trigo. O dono do campo decidiu deixar crescer ambos até a colheita, para então separar o joio do trigo e queimar o joio.
  • Jesus revela que ele é o semeador da boa semente, que são os filhos do Reino; o campo é o mundo; o joio são os filhos do Maligno, que foram semeados pelo diabo; a colheita é o fim dos tempos; e os ceifeiros são os anjos.
  • Jesus ensina que no fim dos tempos haverá um julgamento final, onde os anjos separarão os justos dos ímpios, e estes serão lançados na fornalha de fogo, onde haverá choro e ranger de dentes. Os justos, porém, brilharão como o sol no Reino de Deus.

Como o joio é recolhido e queimado ao fogo, assim também acontecerá no fim dos tempos

Naquele tempo:

36Jesus deixou as multidões e foi para casa. Seus discípulos aproximaram-se dele e disseram: ‘Explica-nos a parábola do joio!’ 37Jesus respondeu: Aquele que semeia a boa semente é o Filho do Homem. 38O campo é o mundo. A boa semente são os que pertencem ao Reino. O joio são os que pertencem ao Maligno. 39O inimigo que semeou o joio é o diabo. A colheita é o fim dos tempos. Os ceifadores são os anjos. 40Como o joio é recolhido e queimado ao fogo, assim também acontecerá no fim dos tempos: 41o Filho do Homem enviará os seus anjos e eles retirarão do seu Reino todos os que fazem outros pecar e os que praticam o mal; 42e depois os lançarão na fornalha de fogo. Ali haverá choro e ranger de dentes. 43Então os justos brilharão como o sol no Reino de seu Pai. Quem tem ouvidos, ouça.’

  • Palavra da Salvação
  • Glória a Vós Senhor

Fonte: Bíblia Sagrada


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