Liturgia do dia: 24 de julho de 2023 🟢

Primeira Leitura: Leitura do Livro do Êxodo 14,5-18

Essa leitura faz parte do livro do Êxodo, que narra a história da saída de Israel do Egito e a aliança de Deus com eles no deserto.

Nesse trecho, o faraó do Egito se arrepende de ter deixado os israelitas saírem da escravidão e envia seu exército para persegui-los. Os israelitas ficam encurralados entre o mar Vermelho e os egípcios.

Uma cena da Leitura do Livro do Êxodo 14,5-18, mostrando Moisés estendendo seu bastão sobre o mar Vermelho, que se abre em duas partes, e os israelitas atravessando em terra seca, enquanto o exército egípcio os persegue

O livro do Êxodo é o segundo livro da Bíblia e foi escrito possivelmente por Moisés, que foi o líder escolhido por Deus para conduzir o seu povo. O tema central do livro é a redenção de Israel pelo poder e pela glória de Deus.

Saberão que eu sou o Senhor, quando eu for glorificado às custas do Faraó


Salmo Responsorial – Ex 15,1-2.3-4.5-6 (R. 1a)

R: Ao Senhor quero cantar, pois fez brilhar a sua glória!

— Ao Senhor quero cantar, pois fez brilhar a sua glória: precipitou no mar Vermelho o cavalo e o cavaleiro! O Senhor é a minha força, é a razão do meu cantar, pois foi ele neste dia para mim libertação! Ele é meu Deus e o louvarei, Deus de meu pai e o honrarei.

R: Ao Senhor quero cantar, pois fez brilhar a sua glória!

— O Senhor é um Deus guerreiro, o seu nome é “Onipotente”: os soldados e os carros do Faraó jogou no mar, seus melhores capitães afogou no mar Vermelho.

R: Ao Senhor quero cantar, pois fez brilhar a sua glória!

— Afundaram como pedras e as ondas os cobriram. Ó Senhor, o vosso braço é duma força insuperável! Ó Senhor, o vosso braço esmigalhou os inimigos!

R: Ao Senhor quero cantar, pois fez brilhar a sua glória!


Aclamação ao Evangelho – Cf. Sl 94(95),8ab

— Aleluia, Aleluia, Aleluia!
—Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: Não fecheis os corações como em Meriba!


Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 12,38-42

Esse Evangelho mostra como Jesus rejeitou o pedido dos fariseus e mestres da lei por um sinal milagroso, pois eles eram uma geração má e adúltera que não reconhecia a presença de Deus em Jesus. Jesus disse que o único sinal que lhes seria dado era o sinal do profeta Jonas, que prefigurava a sua morte e ressurreição ao passar três dias e três noites no ventre da baleia. Jesus também afirmou que no dia do juízo, os habitantes de Nínive e a rainha do Sul condenariam aquela geração, pois eles se converteram diante da pregação de Jonas e buscaram a sabedoria de Salomão, enquanto eles rejeitavam quem era maior do que Jonas e Salomão.

Essa leitura faz parte do evangelho de Mateus, que foi escrito para convencer os judeus de que Jesus era o Messias prometido nas Escrituras.

No dia do juízo, a rainha do Sul se levantará contra essa geração


Fonte: Bíblia Sagrada

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.