Liturgia do dia: 09 de julho de 2023

Primeira Leitura: Leitura da Profecia de Zacarias 9,9-10

A leitura anuncia a vinda do Messias, o rei justo e humilde que entrará em Jerusalém montado em um jumento e que trará paz às nações. Essa profecia foi cumprida por Jesus Cristo, que entrou triunfalmente em Jerusalém no Domingo de Ramos, sendo aclamado pelo povo como o Filho de Davi. A profecia também expressa a esperança de um reino universal de Deus, que se estenderá de um mar a outro, e do rio Eufrates até os confins da terra. Esse reino será marcado pela justiça, pela misericórdia e pela não-violência, pois o Messias eliminará os instrumentos de guerra e anunciará a paz entre os povos. Essa leitura nos convida a reconhecer Jesus como o nosso rei e salvador, e a nos alegrarmos com a sua presença em nossa vida.

Eis que teu rei, humilde, vem ao teu encontro


Salmo Responsorial – Sl 144(145),1-2.8-9.10-11.13cd-14 (R. 1b)

R: Bendirei, eternamente, vosso nome, ó Senhor!

— Ó meu Deus, quero exaltar-vos, ó meu Rei, e bendizer o vosso nome pelos séculos. Todos os dias haverei de bendizer-vos, hei de louvar o vosso nome para sempre.

R: Bendirei, eternamente, vosso nome, ó Senhor!

— Misericórdia e piedade é o Senhor, ele é amor, é paciência, é compaixão. O Senhor é muito bom para com todos, sua ternura abraça toda criatura.

R: Bendirei, eternamente, vosso nome, ó Senhor!

— Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem, e os vossos santos com louvores vos bendigam! Narrem a glória e o esplendor do vosso reino e saibam proclamar vosso poder!

R: Bendirei, eternamente, vosso nome, ó Senhor!

— O Senhor é amor fiel em sua palavra, é santidade em toda obra que ele faz. Ele sustenta todo aquele que vacila e levanta todo aquele que tombou.

R: Bendirei, eternamente, vosso nome, ó Senhor!


Segunda Leitura: Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos 8,9.11-13

A leitura fala sobre a vida no Espírito Santo. Paulo afirma que os cristãos não vivem segundo a carne, mas segundo o Espírito, pois o Espírito de Deus habita neles e lhes dá vida. Quem vive segundo a carne, isto é, segundo os desejos egoístas e pecaminosos, está destinado à morte; mas quem vive segundo o Espírito, isto é, segundo os valores do Evangelho e a vontade de Deus, está destinado à vida e à paz. Paulo também diz que o mesmo Espírito que ressuscitou Jesus dos mortos também ressuscitará os nossos corpos mortais no último dia. Por isso, devemos viver como filhos de Deus, mortificando as obras da carne e seguindo o Espírito que nos conduz à liberdade e à glória. Essa leitura nos convida a reconhecer o dom do Espírito Santo em nossa vida e a nos deixar guiar por ele em tudo o que fazemos.

Se, pelo Espírito, fizerdes as obras do corpo morrer, vivereis


Aclamação ao Evangelho – cf. Mt 11,25

— Aleluia, Aleluia, Aleluia!
— Eu te louvo, ó Pai santo, Deus do céu, Senhor da terra; os mistérios do teu reino aos pequenos, Pai, revelas!


Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 11,25-30

Esse evangelho fala sobre a revelação do Pai e o convite de Jesus ao descanso. Jesus louva ao Pai por ter escondido as coisas do Reino dos sábios e entendidos, e as ter revelado aos pequeninos, isto é, aos humildes e simples de coração. Jesus afirma que ninguém conhece o Pai senão o Filho e aquele a quem o Filho quiser revelar. Jesus também convida todos os que estão cansados e oprimidos a irem até ele, pois ele lhes dará alívio. Jesus propõe um jugo suave e um fardo leve, que consistem em aprender dele a mansidão e a humildade de coração. Jesus promete que assim encontraremos descanso para as nossas almas. Esse evangelho nos convida a reconhecer a bondade do Pai que nos revela o seu amor em Jesus Cristo, e a aceitar o convite de Jesus para segui-lo com confiança e alegria.

Eu sou manso e humilde de coração


Fonte: Bíblia Sagrada

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.