Liturgia do dia: 03 de julho de 2023

Primeira Leitura: Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios 2,19-22

Essa passagem bíblica fala sobre a unidade e a identidade dos cristãos como povo de Deus. Paulo afirma que os cristãos, tanto judeus como gentios, não são mais estrangeiros nem migrantes, mas concidadãos dos santos e membros da família de Deus (Efésios 2:19). Isso significa que eles têm os mesmos direitos e deveres como filhos de Deus e herdeiros das promessas divinas.

Paulo também usa a metáfora do edifício para descrever a Igreja como o templo do Espírito Santo. Ele diz que os cristãos foram integrados nesse edifício, que tem como fundamento os apóstolos e os profetas, e o próprio Jesus Cristo como pedra principal (Efésios 2:20). Isso significa que eles estão ligados uns aos outros e a Cristo pela fé e pelo amor, e que formam um corpo vivo e santo, onde Deus habita pelo seu Espírito.

Portanto, essa leitura nos ensina que somos chamados a viver em comunhão com Deus e com os irmãos, reconhecendo nossa dignidade e nossa missão como parte da Igreja de Cristo.

Vós fostes integrados no edifício que tem como fundamento os apóstolos

Irmãos, 19já não sois mais estrangeiros nem migrantes, mas concidadãos dos santos. Sois da família de Deus. 20Vós fostes integrados no edifício que tem como fundamento os apóstolos e os profetas, e o próprio Jesus Cristo como pedra principal. 21É nele que toda a construção se ajusta e se eleva para formar um templo Santo no Senhor. 22E vós também sois integrados nesta construção, para vos tornardes morada de Deus pelo Espírito.

  • Palavra do Senhor
  • Graças a Deus

Salmo Responsorial – Sl 116(117),1-2 (R. Mc 16,15)

R: Ide, por todo o mundo, a todos pregai o Evangelho.

— Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes, povos todos festejai-o!

R: Ide, por todo o mundo, a todos pregai o Evangelho.

— Pois comprovado é seu amor para conosco, para sempre ele é fiel!

R: Ide, por todo o mundo, a todos pregai o Evangelho.


Aclamação ao Evangelho – Jo 20,29

— Aleluia, aleluia, aleluia. — Acreditaste, Tomé, porque me viste. Felizes os que creem sem ter visto.


Evangelho de Jesus Cristo segundo João 20,24-29

Essa passagem bíblica relata a aparição de Jesus ressuscitado a Tomé, um dos seus discípulos, que não estava presente quando Jesus apareceu aos outros. Tomé duvidou da ressurreição de Jesus e disse que só acreditaria se visse e tocasse as marcas dos cravos em suas mãos e o seu lado ferido (João 20:24-25).

Oito dias depois, Jesus apareceu novamente aos discípulos, e desta vez Tomé estava com eles. Jesus convidou Tomé a ver e tocar as suas feridas e a não ser incrédulo, mas crente (João 20:26-27). Tomé então reconheceu Jesus como seu Senhor e seu Deus, e fez uma das mais belas confissões de fé do Novo Testamento (João 20:28).

Jesus elogiou a fé de Tomé, mas disse que são bem-aventurados os que não viram e creram (João 20:29). Essa frase é uma bênção para todos os cristãos que creem em Jesus sem terem visto fisicamente, mas que têm o testemunho do Espírito Santo em seus corações.

Esse evangelho nos ensina que a fé em Jesus não depende de ver para crer, mas de crer para ver. A fé em Jesus nos faz reconhecer sua divindade e sua obra salvadora, e nos faz participar da sua ressurreição e da sua vida eterna.

Meu Senhor e meu Deus!

24Tomé, chamado Dídimo, que era um dos doze, não estava com eles quando Jesus veio. 25Os outros discípulos contaram-lhe depois: “Vimos o Senhor!” Mas Tomé disse-lhes: “Se eu não vir as marcas dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos e não puser a mão no seu lado, não acreditarei”.

26Oito dias depois, encontravam-se os discípulos novamente reunidos em casa, e Tomé estava com eles. Estando fechadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: “A paz esteja convosco”. 27Depois disse a Tomé: “Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. E não sejas incrédulo, mas fiel”. 28Tomé respondeu: “Meu Senhor e meu Deus!” 29Jesus lhe disse: “Acreditaste, porque me viste? Bem-aventurados os que creram sem terem visto!”

  • Palavra da Salvação
  • Glória a Vós Senhor

Fonte: Bíblia Sagrada

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.