Solenidade aos Apóstolos São Pedro e São Paulo

No dia 29 de junho, a Igreja Católica celebra dois dos Apóstolos de Jesus Cristo. Pedro, como Apóstolo universal e Paulo, Apóstolo dos gentios; ambos regaram a Igreja nascente com seu sangue, em Roma, onde, por um desígnio da providência divina, trabalharam e foram coroados pelo martírio.

O dia de São Pedro e São Paulo tem como objetivo manter viva na memória dos cristãos as origens da Igreja e, por isso, são celebrados no mesmo dia, pois estavam unidos no mesmo propósito.

Esta data é considerada também como o Dia do Papa, pois São Pedro, segundo os católicos, foi o primeiro Papa da Igreja, além de ter sido o que permaneceu por mais tempo com esse título, num total de 37 anos. A origem desta celebração é muito antiga e ocorre em 29 de junho por ser a data do aniversário de morte e do translado das relíquias de ambos os santos.

Acredita-se que essas festas juninas foram inspiradas nos rituais de comemoração da fertilidade da terra, no período pré-gregoriano durante o solstício de verão na Europa. Posteriormente, foram adotadas pela Igreja Católica como homenagem aos santos do mês. No Brasil, os registros históricos apontam que desde o século XVII as festas juninas eram comemoradas.

São Pedro e São Paulo: conheça a história dos santos juninos

Unidos em vida, Deus não os separou na morte. No ano 67 da era cristã, em 29 de junho, Pedro foi crucificado de cabeça para baixo, visto que era um pedido seu, pois não se sentia digno de ter a mesma morte que seu mestre, na colina Vaticana, onde se ergue hoje a Basílica de São Pedro de Roma. Paulo foi decapitado na Via Óstia, no lugar onde se levanta a Igreja de São Paulo.

Simão Pedro era natural de Betsaida; era um pescador no Mar da Galileia e largou sua vida para seguir Jesus, sendo apontado como seu sucessor entre os doze apóstolos e teve a missão de construir uma igreja que continuasse a obra do Messias.

Foi um dos primeiros apóstolos chamados por Jesus, com seu irmão André. Era viúvo e logo depois da ascenção, presidiu ao primeiro Concílio geral de Jerusalém, tendo residido em Antioquia, e mais tarde em Roma, governando a Igreja até o ano 67.

Para os católicos, São Pedro recebeu a missão de ser líder da Igreja de Cristo, assim como diz as escrituras “Tu és pedra, e sobre essa pedra edificarei a minha igreja” (Mateus 16:18).

São Paulo, ou Saulo, era natural de Tarso (Asia) e foi educado no espírito dos fariseus. Mas converteu-se no ano 35, dois anos após a Ascensão, tornando-se, de perseguidor dos cristãos, a um ardoroso Apóstolo do Evangelho. Sua conversão ocorreu quando estava em direção a Damasco, conforme os registros de Atos 9:3-5: “Durante a viagem, estando já em Damasco, subitamente o cercou uma luz resplandecente vinda do céu. Caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: ‘Saulo, Saulo, por que me persegues?’. Saulo então diz: ‘Quem és, Senhor?’. Respondeu Ele: ‘Eu sou Jesus, a quem tu persegues.”

Serra Azul ARRAIÁ

Paulo esteve entre os doze discípulos que seguiram Jesus mais de perto. No entanto, converteu-se e tornou-se um dos grandes evangelizadores da igreja primitiva, e um dos grandes responsáveis pela sua expansão.

Foram muitos os trabalhos, lutas e sofrimentos de Paulo por amor a Jesus Cristo. Por fim foi conduzido à Roma e depois de longa permanência no cárcere foi decapitado no mesmo dia em que São Pedro foi crucificado

“O R A Ç A O”

Ao glorioso São Pedro, Príncipe dos Apóstolo, por ser a pedra sobre qual Deus edificou a Sua Igreja; Ao Bem-Aventurado São Paulo, porque foi escolhido por Deus como pregador da Verdade em todo o mundo. Alcança-nos, te pedimos, uma viva Fé, firme Esperança e ardente Caridade; um despojamento total de nós mesmos, desprezo pelo mundo, paciência nas adversidades, humildade nas coisas prósperas, atenção na oração, sincera intenção no trabalho, diligência no cumprimento das obrigações, constância nos propósitos, conformidade com a vontade de Deus e perseverança na divina graça até a morte, a fim de que por tua intercessão e teus gloriosos méritos, superadas as tentações do mundo, do demônio e da carne, sejamos dignos de comparecer diante do supremo e eterno Pastor de almas, Jesus Cristo, para gozar e amar eternamente a Ele que, com o Pai e o Espírito Santo, vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.

SÃO PEDRO E SÃO PAULO ROGAI POR NÓS.”

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.